


A Oficina de Design de Serviços é apoiada por uma
metodologia inovadora de diagnóstico e priorização de problemas institucionais, criada pelo time de Design do Felicilab.
A metodologia induz uma análise colaborativa, em que os trabalhadores e trabalhadoras assumem o protagonismo na identificação das causas dos desafios da instituição. Aliando ferramentas do Design Thinking à escuta qualificada, ao mesmo tempo em que induz transformações profundas, a metodologia tem sido chamada pelos participantes de “Terapia Institucional”. As Oficinas de Design de Serviços são adaptáveis a todo e qualquer ambiente institucional, público ou privado, que precise de consultoria para mapeamento, priorização e superação de seus desafios.
A edição dessa oficina teve como objetivo a sistematização de problemas da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE, para estruturação de soluções conectadas aos objetivos estratégicos da instituição. Entre os dias 28 e 30 de junho de 2022, foi realizada a Oficina de Design de Serviços da ESP/CE, com representantes de toda a instituição. A programação foi realizada na Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).
Declaração de participação já está disponível
para retirada na Secretaria Acadêmica
Se você participou de pelo menos 2 dias dos encontros na Biblioteca Estadual (BECE), já pode retirar sua declaração de participação na Secretaria Acadêmica. Qualquer dúvida, só entrar em contato com o time de Design do Felicilab.
A METODOLOGIA DA OFICINA DE DESIGN DE SERVIÇOS
A metodologia que foi aplicada pela Oficina de Design de Serviços da ESP 2022 foi desenvolvida pelo time de Design do Felicilab especificamente para este momento, utilizando-se das ferramentas e métodos de design como pontos de partida para a sua construção e direcionamento às idiossincrasias da Escola de Saúde Pública do Ceará. A oficina foi dividida em três momentos: Pré-Oficina, Oficina e Pós-Oficina. Toda a estrutura da metodologia está presente na imagem abaixo e será explicada, etapa por etapa, nas seções seguintes.
Clique na imagem para ampliá-la.
Para apoiar a construção dos grupos de trabalhadores para as pré-oficinas, foi adotada a divisão proposta no documento de macroprocessos por eixos estratégicos da ESP. Além disso, a Oficina se orientou baseada no Mapa Estratégico 2019-2023. Ambos documentos podem ser consultados abaixo.

PRÉ-OFICINAS
Para que cada um dos desafios da escola possam ser reconhecidos e acolhidos de forma consistente, o Felicilab propôs que cada área se encontrasse com o time do DesignLab em um momento isolado, onde poderiam ser percebidos os principais problemas da área e priorizá-los de forma mais específica. Os trabalhadores da ESP foram agrupados pelos eixos estratégicos da escola, a saber: Governança e Gestão, Educação e Extensão, Desenvolvimento Educacional, Inteligência em Saúde, Pesquisa em Saúde e Inovação e Tecnologia. A este momento chamamos de Pré-Oficina.
Condução da Etapa 1
Achados da Etapa 1
Abaixo, reunimos os achados de cada pré-oficina em cards específicos onde será possível consultar quadros sistematizados de problemas e sua respectivas priorizações, além de baixá-los.
Com os achados de cada pré-oficina, o time de design do Felicilab se debruçou em organizar cada um dos problemas em um Banco de Problemas unificado e categorizado. Com isso, foi possível encontrar relações entre as dores das áreas e reuni-las por aproximação semântica, o que chamamos de problemas transversais. A metologia utilizada e o resultado de cada um desses processos pode ser conferido abaixo:
Com os achados de cada pré-oficina, o time de design do Felicilab se debruçou em organizar cada um dos problemas em um Banco de Problemas unificado e categorizado. Com isso, foi possível encontrar relações entre as dores das áreas e reuni-las por aproximação semântica, o que chamamos de problemas transversais. A metologia utilizada e o resultado de cada um desses processos pode ser conferido abaixo:

ETAPA 2 – OFICINA
A Oficina de Design de Serviços da ESP aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2022, na Biblioteca Estadual do Ceará, a BECE. Ao longo destes três dias, trabalhadores de todos os eixos estratégicos colaboraram com a identificação de problemas, mapeamento de personas e suas necessidades, assim como a construção das histórias de usuários. A metodologia utilizada para cada momento e os achados de cada momento podem ser conferidos a seguir.
Condução da Etapa 2
Achados da Etapa 2
Cada momento da oficina gerou uma série de achados que foram sistematizados e podem ser acessados nesta seção.
Personas
Para cada cluster que foi aprofundado ao longo dos dias de Oficina, foram mapeadas personas, necessidades e histórias do usuário. As fichas com cada uma destas informações seguem abaixo:
Processos e Fluxos Comunicacionais Internos Deficientes
Soluções digitais não integradas
Processos seletivos deficientes
Cronograma de entregas Ditec/Felicilab
*O tempo estimado da entrega pode variar na medida em que avançamos no refinamento ou desenvolvimento da solução, pois novas camadas de complexidade não previstas anteriormente podem surgir.
** As histórias não presentes no cronograma foram mapeadas e aguardam recursos para que possam ter suas entregas previstas.
Setembro 2022
HISTÓRIA / NECESSIDADE |
EU, como Secretario Acadêmico QUERO que as informações das pessoas que se inscreveram em cursos pelo Mapa da Saúde estejam disponíveis também no Sagu PARA acompanhar a frequência da pessoa. |
Outubro 2022
HISTÓRIA / NECESSIDADE |
EU, como Secretária (SECAC) QUERO ter a possibilidade de realizar a certificação de alunos de forma online ou física; monitorar o processo de certificação PARA finalizar o processo formativo ou de eventos adequadamente. |
Novembro 2022
HISTÓRIA / NECESSIDADE |
EU, como Diretor de Área QUERO dispor de parâmetro e critérios claros para abertura de processo seletivo PARA agilidade no processo seletivo. |
EU, como Gerente de Seleções QUERO otimizar o fluxo de seleções com definição de parâmetros e critérios PARA evitar atrasos; cumprir os prazos; ter confiança e ser transparente. |
EU, como Gestora de Processos Administrativos QUERO resgatar informações alimentadas em outra etapa do processo de seleção PARA responder com agilidade as demandas do processo seletivo |
EU, como membro da ASCOM QUERO compreender o fluxo dos processos seletivos PARA produzir conteúdos adequados e direciona-los aos públicos pretendidos. |
Dezembro 2022
HISTÓRIA / NECESSIDADE |
EU, como Estudante em potencial da ESP QUERO ter informações apresentadas de forma mais acessível e detalhada PARA compreender as etapas dos processos seletivos de cursos/eventos. |
EU, como Aluna da Residência QUERO conhecer o fluxo de acesso à informações do curso e da ESP PARA saber com quem falar para esclarecer minhas dúvidas SOLUÇÃO POTENCIAL: página no site da residência com um “quem procuro”. |
EU, como Apoio Pedagógico QUERO contar com recursos automatizados para inserir no Sistema, de forma integrada, informações relativas à rotina acadêmica PARA otimizar o controle de frequência, o lançamento de notas e outras atividades do setor de matrículas. |
EU, como Secretária (SECAC) QUERO resgatar as informações previamente alimentadas pelos professores PARA integrar o fluxo das informações e evitar retrabalhos. |
EU, como Secretária (SECAC) QUERO disponibilizar ao professor em um ambiente virtual, informações como: calendário acadêmico, notas, frequências e conteúdos. PARA dar autonomia ao professor no acesso a informações. |
EU, como Docente da ESP QUERO registrar atividades do curso em um Sistema unificado PARA evitar retrabalho e dados inconsistentes. |
1º Trimestre 2023
*Aguardando definição de recurso
HISTÓRIA / NECESSIDADE |
EU, como Aluna da Residência QUERO acessar recursos online que permitam que eu realize ações de trâmites acadêmicos sem precisar ir na ESP PARA maior comodidade e economia. |
EU, como Aluna da Residência QUERO acessar de forma facilitada e integrada dados sobre meu desempenho (notas, frequência, etc) PARA gerenciar meu desempenho acadêmico com maior controle e comodidade. |
EU, como Aluna da Residência QUERO acessar tutoriais sobre o uso das ferramentas e plataformas que preciso utilizar durante a residência PARA garantir o uso adequado das ferramentas e dos recursos acadêmicos. |
EU, como Estudante da ESP QUERO ter acesso a um portal do aluno PARA atualizar meu currículo, emitir relatórios, monitorar minhas informações e acessar certificados de formações anteriores. |
EU, como Secretária (SECAC) QUERO disponibilizar ao aluno em um ambiente virtual, informações como: notas, frequências e conteúdo dos cursos. PARA dar autonomia ao aluno no acesso a informações. |
EU, como Candidata QUERO acompanhar de forma mais clara o meu processo de inscrição PARA compreender o status da minha inscrição. |
EU, como Candidata QUERO acompanhar de forma mais clara o meu processo de matrícula PARA efetivar minha matrícula. |

PRODUÇÃO DA OFICINA
A Oficina de Design de Serviços da ESP 2022 contou com membros da equipe do Felicilab em sua produção, com o apoio da ADINS e da Superintendência.
