
Time de Programação
Célula do Felicilab que reúne as pessoas desenvolvedoras de sistemas e softwares. Nela são definidas as estratégias de ideação, refinamento, programação, homologação e produção de soluções. O Time de Desenvolvimento materializa grande parte das demandas que são captadas e selecionadas pelos demais Times, o que o torna nossa “caixa mágica” de entregas.
O papel de cada um no time de Programação
Business Analyst (BA)
Traz para o time a visão técnica sobre a necessidade do negócio. Define junto ao cliente requisitos e transmite essa informação para o time. Atribuições:
- Facilitar discussões;
- Diagnosticar problemas;
- Entender do negócio e visão técnica;
- Articular os requisitos de negócios;
- Escrever histórias de usuários;
- Manter e cultivar relacionamento com os stakeholders;
- Gerenciar Backlog;
- Estimular a configuração de valor de negócio;
- Orientar as pessoas do time;
- Articular elaboração de métricas, aquisição de dados e análises para avaliar o sucesso do projeto.
Desenvolvedor
Os desenvolvedores implementam requisitos no produto, garantindo boas práticas e qualidade de código. Atribuições:
- Ter noção de que o código é uma construção comunitária;
- Dar visibilidade de questões técnicas e bloqueios no desenvolvimento;
- Trazer melhores práticas para a resolução das tarefas;
- Trazer noções de melhorias e evolução técnica do produto;
- Prezar e advogar pela qualidade do código e sua sustentabilidade, alinhados com o negócio;
- Ser responsável pelo código e decisões de design técnico;
- Receber e dar feedback para colegas e entregas;
- Criar testes;
- Respeitar prazos da sprint e da entrega;
- Parear durante desenvolvimento;
- Apoiar na escrita de cards e levantar dúvidas, se necessário;
- Entender objetivo de cada tarefa;
- Pensar nos requisitos não funcionais;
- Implementar as funcionalidades tal como foram projetadas;
- Entender o impacto de decisões de tecnologia na aplicação.
Product Owner
PO é a pessoa mais próxima do negócio (stakeholders) e relaciona os objetivos gerais de negócios à equipe. Atribuições:
- Dar um direcionamento ao projeto, sempre escutando os outros papéis;
- Alinhar com o Analista de negócio (BA) prioridades e expectativas;
- Fazer Kickoff e Desk check;
- Respeitar os acordos e o auto gerenciamento do time de desenvolvimento;
- Estar presente em todos os campos de trabalho do projeto;
- Conhecimento de Negócio;
- Disponibilidade (gerenciamento de tempo + apoio de BAs);
- Boa comunicação.
Tech Leader (TL)
TL é o desenvolvedor responsável por liderar o time técnico, e auxiliar nos processos e decisões sobre as melhores soluções a serem implementadas. Atribuições:
- Apoiar o time nas decisões técnicas e contribuir com o desenvolvimento individual de cada integrante;
- Auxiliar o time na busca por auto gerenciamento;
- Contribuir com discussões de arquitetura e outras tecnologias úteis para o projeto e/ou que possam facilitar as tarefas;
- Garantir boas práticas de desenvolvimento e arquitetura de software;
- Detalhar as histórias com viés técnico;
- Estar presente em decisões estratégicas, definição de features;
- Ser inovador e criativo;
- Saber dizer não;
- Saber delegar;
- Buscar o aprimoramento contínuo para si, sua equipe, produtos, projetos, processos e tecnologias;
- Fornecer as melhores soluções técnicas para implementar as funcionalidades previstas;
- Saber alcançar resultados e como demonstrá-los aos interessados;
- Saber planejar e gerir assuntos;
- Prezar pelo desempenho e pela disponibilidade das aplicações.