Fortaleza, CE

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Foto: Gabriela Marques.

Com o objetivo de identificar os principais desafios e problemas dos diferentes setores da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), e definir caminhos para o desenvolvimento de soluções inovadoras, a Diretoria de Inovação e Tecnologias da ESP, por meio do Laboratório de Inovação no SUS do Ceará (Felicilab), está promovendo as pré-oficinas de Design de Serviços, de 18 de maio a 6 de junho de 2022.

Todas as macroáreas da Escola – Governança e Gestão, Educação e Extensão, Desenvolvimento Educacional, Inteligência em Saúde, Pesquisa em Saúde, e Inovação e Tecnologias – terão suas pré-oficinas em momentos diferenciados. Após a finalização de todas, o time do DesignLab irá se debruçar sobre os achados de cada encontro para viabilizar a Oficina Geral de Design de Serviços da ESP, que contará com a participação de todas as áreas, juntas.

Pré-oficina de Design de Serviços com os setores de Governança e Gestão

Pré-oficina de Design de Serviços com os setores de Governança e Gestão

 

Para o designer Jorge Godoy, integrante do DesignLab, célula de Design do Felicilab, as pré-oficinas têm o papel essencial de construção de um grande diagnóstico, uma vez que possibilitam a identificação das causas dos problemas de forma precisa. “A experiência das oficinas realizadas pelo Felicilab nos mostrou que, na maioria dos casos, o que os participantes identificam inicialmente como seus principais desafios são na verdade as consequências dos verdadeiros problemas”, explica.

Esse diagnóstico geral produzido pelas pré-oficinas vai subsidiar então a organização e alinhamento institucional sobre o futuro, inclusive do ponto de vista das priorizações. “A vantagem das oficinas é que, além de identificar os reais problemas e suas causas, a metodologia possibilita que o grupo de participantes estabeleça um consenso sobre quais desafios deverão ser priorizados e como as soluções serão desenvolvidas”, completa Godoy.

Metodologia colaborativa

As Pré-oficinas de Design de Serviços reúnem pessoas dos diferentes setores da ESP para, por meio de um processo colaborativo, reconhecer seus principais desafios e priorizá-los com a validação de todos os participantes. Cada participante poderá, com o uso de ferramentas metodológicas do Design Thinking, reconhecer as principais soluções possíveis para os problemas encontrados.

“É sempre um processo de aprendizagem muito grande conseguir visualizar as áreas no sentido mais próximo, percebendo as relações e o desejo comum de todas as pessoas de aperfeiçoarem seus trabalhos e de colaborarem no amadurecimento dessa comunidade que é a ESP. Os desafios são enormes, alguns deles maiores do que a própria ESP, porque envolvem articulação governamental, mas é muito importante que tudo isso fique mais claro para todos, porque isso é essencial para o nosso fortalecimento”, explica o design de experiências do Felicilab e facilitador da árvore de problemas, Paulo Amoreira.

Para Paulo Amoreira, as oficinas articulam camadas essenciais da governança colaborativa

Para Paulo Amoreira, as oficinas articulam camadas essenciais da governança colaborativa

 

Linha do tempo

18 e 19 de maio: as pré-oficinas tiveram início com foco na área de Governança e Gestão, reunindo a Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADINS) e a Superintendência da ESP. Contou com a participação de muitas pessoas da força de trabalho da Escola, para além dos setores em foco, mostrando que a base da governança é a participação de todes. Foi iniciada com uma fala do Superintendente da ESP, Dr. Marcelo Alcântara.

25 de maio: foi a vez da Diretoria de Desenvolvimento Educacional viver a experiência da pré-oficina. Explicando a metodologia da árvore de problemas, o design de experiências e facilitador Paulo Amoreira falou da importância de identificar bem o problema antes de propor a solução. “É muito comum as pessoas chegarem no Felicilab e dizerem que querem um site, por exemplo. E a gente dá um passo atrás para entender qual é de fato a necessidade, separar problema e consequência, por meio de uma anamnese e de um diagnóstico envolvendo as pessoas da área. A gente faz a escuta, faz a sistematização das respostas, para chegar à identificação de um caminho possível”.

Para o Diretor da área, José Batista Tomaz, foi um momento muito importante, que deverá ser repetido outras vezes, com foco específico em problemas estruturais da área. Para Ana Xenofonte, gerente da Secretaria Escolar, foi “um momento onde conseguimos enxergar facilmente todas as nossas fragilidades, num processo que precisa de continuidade, para que possamos entender o todo da Escola e tentar chegar num ponto de solução”.

30 de maio: abrindo a última semana de maio, houve a pré-oficina com a Diretoria de Educação e Extensão, que concentrou o maior número de presentes entre os encontros já realizados. Para a diretora, Olívia Bessa, a expectativa foi de uma manhã proveitosa de planejamento e de reconhecimento das pessoas como componentes essenciais da transformação pela qual vem passando o setor. “Muito importante esse momento para a Diretoria de Educação, principalmente porque estamos vivendo um processo de reestruturação interna que está exigindo muito planejamento, conhecimento, crescimento, e reflexão sobre o reconhecimento do papel de todos nesse momento”.

Para Ivina Siqueira, assessora da Gerência de Educação Permanente, o momento vai ser útil de várias maneiras. “Somos uma área muito grande, composta por quatro Gerências, e nossa expectativa é que esse momento ajude a identificar melhorias nos nossos processos de trabalho, no reconhecimento dos perfis e da atuação de colaboradores que estão conosco hoje na Diretoria de Educação e Extensão”.

Próximos encontros

31 de maio – Gerência de Inteligência em Saúde
1 de junho – Diretoria de Inovação e Tecnologias
6 de junho – Gerência de Pesquisa em Saúde
28 a 30 de junho – Oficina de Design de Serviços