Por Ranielder Freitas, líder do DesignLab.

Foto: Hellen Hilário.
A Oficina Imersão para Redesign do Mapas proporcionou a oportunidade de analisar as ferramentas já existentes, a partir da Metodologia de UX Design desenhada e proposta pelo time do DesignLab. A metodologia pode ser descrita na série de passos abaixo:
Metodologia UX utilizada:
Histórias de usuário → Jornadas de Usuário → Arquitetura da Informação
- Os participantes traçaram as principais Histórias de Usuário da Plataforma Mapa da Saúde e Mapa da Cultura.
- Essas Histórias servirão como base para compreensão de quais Jornadas de Usuários devem ser perseguidas para nortear o restante do processo de Redesign.
- Com as Jornadas traçadas, será possível entender como os elementos que irão compor a interface se relacionam para entregar a experiência desejada por meio das funcionalidades disponível na Plataforma Mapas. Esse método chama-se Arquitetura da Informação.
Foi abordado ainda o processo de estruturação e condução para Testes de Usabilidade, tanto para produtos que já existem, mas necessitam de melhorias, quanto para produtos que estão em processo de desenvolvimento.
Os participantes foram adicionados a um grupo no Telegram de Redesign do Mapas onde poderão acompanhar o processo através de Boards colaborativas.
Em uma próxima etapa, será analisada a melhor forma e momento para criação do repositório compartilhado no GitHub para envolver a comunidade de desenvolvimento do Mapas.